Pinturas,Costuras e apartes

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

• Acabamento: É a ultima camada de tinta, verniz ou cera aplicada em um trabalho

• Adesão – Propriedade de uma tinta, massa ou verniz de se fixar á base onde são aplicados.

• Aguada – Uma camada de pintura feita com a tinta diluída, que matiza a pintura anterior, sem mudar ou esconder sua cor.

• Aguarrás – Solvente geralmente utilizado na lavagem dos pincéis. Também pode ser usada para diluir uma tinta na execução de determinadas técnicas.

• Alastramento – Propriedade de se alastrar de uma tinta ou verniz, sem formar acúmulos (marcas deixadas pelo pincel). Geralmente se pode corrigir a capacidade de alastramento de uma tinta ou verniz, tornando-os mais líquidos com adição do diluente apropriado.

• Aquarela – Tinta á base de água, que pode ser encontrada na forma líquida, pronta para o uso, ou em forma de tabletes. Também é o nome da técnica e do trabalho desenvolvidos com essa tinta.

• Aquarelada – É como chamamos as pinturas feitas em tons suaves.

• Base – (Base Coat) É a demão que prepara e deixa uniforme a superfície a ser trabalhada. Geralmente se usa a base para artesanato (mais indicada, pois foi especialmente formulada para esse fim), ou tinta branca.

• Bauernmalerei – (Folk-Art) (Bauer = fazenda, malerei = pintura) O Bauenmalerei teve sua origem entre os Alpes bávaro e austríaco e o Apenzell suíço e é freqüentemente chamado de Pintura Alemã ou Pintura Bávara. Conhecido mundialmente, o Bauernmalerei é dividido em vários estilos, como o Tolzr, o Rossler, o Wismut e o Franconian, distinguidos uns dos outros por características como traços, cores e riscos específicos.A pintura é feita com cores alegres e retratando principalmente flores, mas também frutas, pássaros, paisagens e figuras humanas, usando-se pinceladas ensaiadas (C, S e vírgulas), feitas com pincéis redondos e cargas duplas ou carga cheia (Vide Carga Dupla e Carga Cheia).

• Betume – Líquido escuro e viscoso derivado do petróleo que é utilizado para técnicas de envelhecimento. Pode ser aplicado diluído, com o auxilio de uma “boneca” ou ser misturado á cera. Diluente – Aguarrás.

• Boneca – É uma pequena bola de tecido de algodão usada para aplicar uma demão de cera, de betume, de tinta etc.

• Camada – Cada demão de tinta, verniz, cera ou massa.

• Canalboat – Também conhecido como “Pintura de Barcaças” ou “Van Dyking”, é o mais famoso estilo de pintura decorativa inglesa e foi criado para decorar os barcos que navegavam pelos canais fluviais desde o século 18, daí o nome (barco de canal).

• Carga Dupla – Colocar duas cores de tinta, uma em cada ponta das cerdas de um pincel (chato ou angular). A carga dupla é muito usada na técnica “One Stroke”.

• Carregar – Colocar muita tinta no pincel.

• asario – Pintura que retrata paisagens com casarios e igrejas.

• Ceras – Usadas para proteger a superfície pintada ou não da madeira, quando não se quer envernizar. Podem ser usadas as ceras caseiras, ceras pra carros ou cera de carnaúba, desde que sejam de boa qualidade (em pasta e incolor). Confere aa peça um brilho acetinado.

• Círculo Cromático – É muito importante conhecer as cores e seu comportamento no tocante ás misturas e combinações. Conhecendo o círculo cromático, o artista consegue que um trabalho transmita exatamente as sensações que pretende, ou seja, de alegria, de tranqüilidade, de vibração, de aconchego, etc.

Cores Primárias - O espetro solar tem três cores chamadas Primárias (ou puras): o amarelo, o vermelho e o azul. São assim chamadas porque não se pode consegui-las com misturas de outras cores. Essas três cores misturadas entre si, com branco ou com preto, constituem a base de todas as outras cores.

Cores Secundárias –São as cores obtidas com a mistura das cores primárias. Amarelo + Azul = Verde Azul + Vermelho = Violeta Vermelho + Amarelo = Laranja

Cores Intermediárias – São as cores provenientes da mistura das cores primárias com as secundárias. Exemplos:

Azul + Verde = Azul Esverdeado
Vermelho + Laranja = Vermelho Alaranjado
Amarelo + Verde = Amarelo Esverdeado
Violeta + Azul = Violeta Azulado

Cores Contrastantes – As cores com grau máximo de contraste estão dispostas no exato oposto do círculo. Por exemplo: Verde e Vermelho, Amarelo e Violeta, Azul e Alaranjado, etc.

Cores Harmônicas – As cores que se harmonizam entre si estão situadas lado a lado no círculo e são compostas da mesma base. Exemplo: Verde Azulado, Verde e Verde Amarelado; Laranja, Vermelho e Vermelho Alaranjado, etc.

Cores Quentes – São as cores que transmitem sensação de calor e vão do Amarelo ao Vermelho.

Cores Frias – São as cores que transmitem sensação de frio e vão do Azul ao Verde Amarelado.

Cores Intensas – A intensidade de uma cor está relacionada ao aspecto brilhante. É quando a cor se apresenta forte e saturada.

Cores em Tons Pastel – Todas as cores com adição do Branco adquirem tons pastel, ou seja, tornam-se menos intensas.

Cores Escuras ou Apagadas – A adição de Preto ou Cinza tornam as cores em cores escuras ou apagadas.

Cores Neutras – São cores com cargas neutras, ou seja, que pouco refletem a luz. Estão compreendidas entre o Branco e o Marrom, passando pelo Creme, Bege, Bege Queimado, etc. Também são neutros os tons mais claros de cinza e as cores adicionadas a ele (ex: amarelos verdes ou azuis acinzentados).

Branco – Na verdade o branco não é uma cor, mas a ausência total dela. É a luz pura.
Preto – Também como o branco, o preto não é uma cor, mas a ausência total de luz.

Valor Tonal - O valor tonal de uma cor pode ser estabelecido de acordo com a sua intensidade, do claro ao escuro. A adição do branco torna uma cor mais clara e a adição do preto, torna a cor mais escura, sem interferir no seu aspecto.
Podemos então dizer, que a cor pura é a mais intensa e seu valor tonal pode variar para o claro ou para o escuro.

Mistura ou adição de matizes - Quando adicionamos, por exemplo, o amarelo a uma cor verde não a estaremos clareando, mas na verdade criando uma outra cor. Da mesma forma, se ao mesmo verde acrescentarmos azul ou ocre, estaremos criando um outro matiz. Portanto, ao misturar as tintas com o objetivo de criar determinada cor, observe atentamente e tente “ver” as cores da qual a cor desejada é composta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário