Pinturas,Costuras e apartes

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Noções Básicas da Pintura Country

Olá queridas amigas arteiras, quando iniciei na pintura country, fiquei bastante perdida quanto ao que era e o que não era básico.

Sempre que leio algo que cite básico, fico pensando…será que o que é básico para mim é básico também para a minha amiga?

Pensando nisso busquei e pesquisei muito para chegar às informações que passarei agora para vocês.

Espero que eu possa ajudá-las a discernir o que básico e o que não é. A maioria das arteiras trabalha com MDF não é mesmo? Mas então…. o que é MDF?

Medium Density Fiberboard ou Painel de Fibras de Média Densidade é uma mistura de fibras de madeira com resina sintética e outros aditivos. Essa mistura é moldada em painéis lisos sob alta temperatura e pressão. Daí são feitas as nossas lindas peças em MDF.

Às vezes utilizamos também peças em madeira de balsa. E o que é Madeira de Balsa? É a madeira mais leve de uso comercial que existe. Ela é produzida pelo pau-de-balsa. Seu peso equivale a 1/3 do peso da cortiça. Essa madeira é leve porque o ar ocupa suas células quando a madeira seca.

Continuamos agora com a nossa principal ferramenta de trabalho: o pincel.

Como já vimos em outra matéria, cada pincel é projetado para uma função específica.

Essa é a razão de existirem cerdas, cabos e virolas de diferentes tipos. Portanto, os pincéis são formados de CERDAS, CABOS e VIROLAS.

PINCÉIS

Cerdas macias e resistentes são utilizadas para dar fazermos pintura chapada, para darmos fundo base nas peças em madeira. Na maioria das vezes eles são feitos de pêlo de boi.


Pincel Flexível
Pincéis flexíveis, porém firmes, com cerdas duras são excelentes para efeito riscado, pátina ou linho. São confeccionados com pêlo de porco.


Pincel macio demais.
Pincéis molengos, macios demais, são próprios para trabalhar com efeito aquarelado. Eles são confeccionados com pêlo de pônei.


Pincéis redondos ou chatos.
Existem ainda os pincéis confeccionados com pêlos sintéticos de poliéster ou nylon. Eles são mais resistentes do que os de pêlos naturais.


Pincéis sintéticos.
Muitas pessoas comentam que os pincéis sintéticos são inferiores aos de pêlos naturais e ainda porque são muito mais baratos seriam piores. Eu particularmente discordo, encontramos pincéis sintéticos excelentes dentro do que ele se propõe. Cada tipo de cerda faz o seu trabalho. Portanto se você usar a cerda adequada da forma correta obterá um excelente resultado.

Certamente bons pincéis influenciam na beleza de seu trabalho. Mas… não se iluda… se você utilizar um pincel específico da forma errada, obviamente não chegará ao efeito desejado.

CABOS

O tamanho do cabo também nos auxilia na escolha de qual pincel para determinado trabalho. Os cabos são projetados para dar conforto e leveza às nossas mãos determinando assim o equilíbrio e a estabilidade do pincel.

Eles podem ser longos, curtos ou extralongos

PINCÉIS DE CABO LONGO: indicados para pintura de longa e média distância. Usados em pintura de telas.


Pincel de cabo longo.
PINCÉIS DE CABO CURTO: são indicados para pinturas próximas aos olhos. Usados para definição de detalhes e precisão nas pinceladas. Indicados na pintura decorativa:


Pincéis de cabos curtos.
PINCÉIS DE CABO EXTRALONGO: são indicados para pintar obras grandes como painel, mural, etc.


Pincel de cabo extralongo.
VIROLA

Virola é uma peça de metal que une a ponta do pincel ao cabo do mesmo. Em geral a virola tem a forma cilíndrica. Pode ser de alumínio, latão, plástico ou aço.


Tipos de Virolas
Ferramentas Auxiliares

ROLINHO DE ESPUMA: esta ferramenta facilita muito o nosso trabalho quando pensamos em aplicar o fundo base chapado (normalmente de cor muito claro como branco, perola, marfim) antes de começar a trabalhara as cores propriamente ditas. Também nos auxilia na aplicação do verniz ao final de nosso trabalho!!!! Mas atenção!!!! Use o rolinho de espuma apenas com tintas, colas e vernizes a base de água.


Rolinho.
BOLEADOR ou PINTA BOLINHAS: existem alguns modelos de boleadores ou pinta bolinhas. Na verdade eles auxiliam muito mais do que apenas pintarem bolinhas. Você pode até passar seu risco para a peça sem danificar o seu molde que está no vegetal.


Boleador ou Pinta Bolinhas
TANQUINHO para PINCÉIS: é um suporte para lavar e apoiar os pincéis. Eu particularmente uso apenas para lavar os pincéis, uma vez que eles devem ficar enquanto não utilizados, o tempo todo deitado, inclusive até secar totalmente entre o término do uso e o guardar em pé, por exemplo, em pinceleira. Isso faz com que a sobrevida das cerdas sejam bem maiores.

Existe no mercado vários modelos de tanquinhos. Nacionais e importados. Alguns para serem usado em casa e outros que te permitem transportar carregando menor volume. A diferença de preço é pequena e o que vale é você adaptar-se ao que melhor atenda a sua necessidade.

Abaixo 2 modelos mais conhecidos o verde é o nacional e o branco o importado.


Tanquinhos importados e nacionais.
Queridas amigas arteiras, espero ter esclarecido algo sobre básico. Dúvidas ? Entre em contato comigo através do email criandocomocoracao@netbazar.com.br. Terei o maior prazer em ajudar você. A todas…..Jamais deixe de sonhar. Não esmoreça. Busque, sempre a sua realização…..e crie com o coração !!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário